Consultas de Cabelo

O problema da queda do cabelo é já muito conhecido e regra geral pensa-se não haver solução. Felizmente isso é falso.

A medicina tem avançado muito neste e noutros campos, permitindo-nos hoje saber, na maioria das vezes, a causa da queda do cabelo e sua solução. Os principais motivos da queda de cabelo são: hereditários, de foro nervoso e patologias associadas (endócrinas, auto-imunes, anemias, micoses, dermatites, etc.). O factor hereditário é mais frequente nos homens, estando normalmente relacionado com um incremento de receptores no couro cabeludo, o que implica um aumento da transformação de testosterona em DHT.

Embora em menor proporção, afecta também as mulheres, sobretudo após a menopausa. Os sistemas nervoso e endócrino são igualmente responsáveis pelos problemas da queda do cabelo, sendo estes mais frequente nas mulheres em idade fértil.

Para dar uma resposta a estes problemas de forma compreensível, diríamos que o tratamento médico consiste em aportar ao organismo: enzimas, inibidores de receptores, minerais, vitaminas, etc., que o mesmo não consegue produzir ou absorver. Este aporte é feito por meio de cápsulas (uma ou duas por dia) e aplicação de um champô específico adaptado a cada tipo de cabelo. A estimulação do folículo piloso é, tal como o próprio ciclo capilar, lenta (como também é a queda), pelo que teremos de ser pacientes e aguardar três a seis meses pelos primeiros resultados.