Consultas de Peso

Obesidade – Um Problema Real

O excesso de peso e a obesidade aumentam de ano para ano. Este problema afecta pessoas cada vez mais jovens, pelo que, há muito tempo deixou de ser tratado como um problema “apenas estético” para ser tratado como uma doença crónica com graves consequências para a saúde.

Há mais de 2000 anos, Hipócrates observou que a obesidade diminuía a esperança de vida.

Existem várias causas para este aumento: umas de tipo hereditário, que levam a que o metabolismo da pessoa absorva uma maior quantidade dos alimentos ingeridos do que o “normal”, causa para o facto de certas pessoas engordarem mais do que outras comendo o mesmo; outras provenientes do estilo de vida ocidental cada vez mais sedentário (trabalhos pesados feitos por máquinas, transportes até ao emprego, comandos à distância, Internet, etc.), em que até as crianças trocam o exercício físico pelos jogos de computador.

Pela falta de tempo ou pelo conforto, os hábitos alimentares mudaram, e a nossa típica dieta mediterrânea deu lugar a fritos, bolos, fast-food e todo tipo de comida pré-cozinhada muito rica em gordura saturada, a pior para nossa saúde.

O stress, companheiro inseparável da nossa civilização, provoca ansiedade, depressão e outras alterações do sistema nervoso, que podem tornar o metabolismo mais lento e nos fazem procurar uma compensação na comida. A obesidade, directa ou indirectamente, tornar-se-á rapidamente na causa de morte mais frequente no mundo ocidental, pelo que devemos estar atentos e recorrer a um médico especialista o quanto antes. O tratamento médico é sempre possível.

Devemos estar motivados e alterar os nossos hábitos de vida, habituar-mo-nos a fazer exercício físico, fraccionar as refeições e reduzir as quantidades, adaptando-as às necessidades do nosso consumo real. Aparentemente simples, embora na realidade não o seja, a maioria das vezes a fome, a ansiedade, entre outros, não nos deixam cumprir esses objectivos, pelo que o médico usará a medicação adequada durante o tempo necessário, de forma personalizada, eficaz e segura.

Em alguns casos de obesidade mórbida poderá ser necessário também um tratamento cirúrgico (banda gástrica, balão, by-pass gastrointestinal). É importante saber que qualquer problema de obesidade pode ter solução desde que haja predisposição a cumprir o plano proposto.

Sabia que também já pode fazer uma consulta sem ter de se deslocar até nós?

Veja como, consultando a nossa página da CONSULTA ONLINE