Mecanismos neuroendócrinos que controlam a fome

A fome é muito diferente para cada pessoa e existem várias causas, tanto físicas como psíquicas, que terão uma influência decisiva.
Mas, independentemente da causa, podemos aproveitar o conhecimento dos mecanismos neuroendocrinos para ajudar a controlá-la.
Existem 3 mecanismos muito específicos:
– Devemos comer sentados e, de preferência, refeições sólidas. Desta forma, o nosso cérebro interpreta que estamos a comer. Por exemplo, entre dois iogurtes magros, com a mesma composição e calorias, a opção sólida dará uma maior sensação de saciedade, comparativamente com a opção líquida.
– As refeições devem ter uma certa densidade. Daqui vem a famosa expressão “peixe não puxa carroça”. Por exemplo, quando consumimos carne, ao ser mais rija e consistente, promove a transmissão de informação ao nosso cérebro de que estamos a comer em maior quantidade, quando isso nem sempre corresponde à verdade.
– Devemos comer de forma mais lenta. Assim, conseguiremos ter uma maior percepção da dilatação do estômago e perceber, mais rapidamente, quando é que estamos saciados e podemos parar de comer.

Cumpra estas dicas e verá como o processo de emagrecimento será mais fácil.

Tenha um fantástico fim-de-semana!