Especiarias e saúde: mito ou realidade?
Realidade sem dúvida. Vamos falar das mais importantes e dos seus respetivos benefícios.
Canela: rica em cinamaldeído, ajuda a diminuir os níveis de glicose e a sensibilidade à insulina. A dosagem eficaz é de 1-5g/dia.
Salvia: erva aromática que melhora a função cognitiva e a memória, inibindo o metabolismo da acetilcolina.
Menta: melhora a sintomatologia de intestino irritável e as náuseas de qualquer etiologia.
Curcuma: pela curcumina, tem uma função anti-inflamatória natural. Como analgésico ou anti-inflamatório é recomendado o consumo de 500mg 3x/dia. É tão eficaz como muitos químicos, mas com menos efeitos secundários; se adicionarmos 5mg de pimenta preta potenciaremos o seu efeito. Também tem efeito antidepressivo e potencia o efeito de alguns químicos, como a fluoxetina.
Pimenta cayena: pelo efeito da capsaycina, a pimenta diminui o apetite e ativa a perda de gordura.
Gengibre: melhora as náuseas assoaciadas às vertigens, viagens ou até tratamentos de quimioterapia. Tem também um efeito anti-inflamatório, antioxidante, efeito protetor da mucosa gástrica e até pode melhorar o síndrome metabólico.
Feno greco: parece aumentar os níveis de testosterona, aumenta os níveis de força e ânimo, e diminui a percentagem de gordura corporal. Promove um aumento da produção do leite materno, tem efeito anti-inflamatório e ajuda na redução do colesterol.
Alho: através da ação da alicina, reduz praticamente todos os fatores de risco de doenças cardiovasculares conhecidos e fortalece o sistema imunitário.
Comece, já hoje, a introduzir, pouco a pouco, estes produtos na sua alimentação.
Tenha um fantástico e saudável fim-de-semana!