Podemos emagrecer sem contar calorias?
No processo de perda de peso, para ser eficaz, não é necessário pesar os alimentos ou contar as calorias de cada alimento ou refeição, no entanto, é preciso ter em conta alguns aspetos bem mais interessantes:
– À medida que começamos a aproximar-nos dos 50 anos, o metabolismo abranda e, mais que nunca, a prática de exercício físico é fundamental para compensar.
– Devemos mastigar entre 30 a 40 vezes, cada garfada. Desta forma, aumentamos a produção de colecistoquinina e reduzimos a produção de grelina, diminuindo a sensação de fome, e aumentamos a produção de GLP1, que reduz os níveis de açúcar no sangue e auxilia a perda de peso.
– Devemos jantar cedo e em pouca quantidade, fazer jejum de 12 a 13h e fazer um pequeno-almoço abundante e rico em proteína. Assim, a perda de peso será superior, do que se consumirmos a mesma quantidade de quilocalorias diárias com outra distribuição.
– Devemos consumir vegetais ricos em fibra, pelo seu alto poder saciante, assim como algumas leguminosas.
– Devemos consumir frutas frescas e em peça, em vez de em forma de sumos ou batidos. De preferência, evitar as frutas mais doces, como os figos, as bananas e as uvas.
– Devemos consumir frutos secos, mas de forma controlada e na sua forma natural.
– Devemos eliminar, da nossa dieta alimentar, os alimentos ultraprocessados e evitar os processados.
Se interiorizar e colocar em prática todos estes aspetos, conseguirá controlar o seu peso, ser mais saudável e feliz.
Tenha um fantástico fim-de-semana!