Prisão de ventre:
O diagnóstico médico de prisão de ventre é dado quando se evacua menos de três vezes por semana. Para além disso, também se deve ter em conta se existe sensação de evacuação incompleta, dor abdominal, fezes muito duras, abdómen inchado ou a necessidade de exercer muita pressão para que a evacuação ocorra.

Existem diversas causas, que incluem o baixo consumo de fibras e água, estilo de vida sedentário e excesso de stress. Existem determinados medicamentos, como os analgésicos, ou patologias, como o hipotiroidismo, que também contribuem para o agravamento da prisão de ventre.

Como tratamento, antes da toma de laxantes naturais, é fundamental que haja uma mudança dos hábitos de vida diários:
– Beba mais água (e nos dias mais quentes, não se esqueça de aumentar o seu consumo);
– Introduza ou aumente o consumo de fibras na sua alimentação;
– Pratique mais exercício físico;
– Tenha momentos calmos e relaxados no seu dia, de modo a baixar os níveis de stress;
– Sempre que for possível, evacue imediatamente quando tem vontade para tal (é importante respeitarmos o reflexo gastrocólico);
– Ao sentar-se na sanita, apoie os pés numa superfície mais elevada para que a evacuação ocorra numa posição mais fisiológica;
– Não faça pressão para conseguir evacuar (a longo prazo, lesiona os músculos do pavimento pélvico). Faça respirações longas e profundas para promover o relaxamento muscular e facilitar a saída das fezes.

Tenha um fantástico e mais natural fim-de-semana.

Marque uma Consulta Onine >