Comer de mais não tem apenas uma causa. Hoje falaremos da diferença entre compulsão alimentar, hábitos alimentares errados e excesso de apetite: o resultado é sempre ingerir mais calorias do que as necessárias.

A compulsão alimentar está, normalmente, associada a uma condição emocional (às vezes oculta), quer seja por stress, ansiedade, tristeza, depressão ou para compensação. É caracterizada por uma ingestão excessiva de comida, uma ou várias vezes ao dia, seguida frequentemente por uma sensação de mau estar e, por vezes, de arrependimento.

Por outro lado, os hábitos de vida errados consistem no hábito de se comer com muita frequência, mesmo não havendo fome, caso contrário parece que nos sentimos mal.

Por último, as pessoas com muito apetite são pessoas que não ficam saciadas com quantidades normais de comida, como  200/250g de carne e que, por isso, fisiologicamente, necessitam de uma maior quantidade de comida.

Em cada um destes três casos, o tratamento é completamente distinto.

Na maior parte dos casos de compulsão alimentar, alguns ansiolíticos ou antidepressivos são essenciais e eficazes.
Nos casos em que as pessoas têm hábitos errados, a única solução passa por uma reeducação alimentar de forma a entender a fisiologia do organismo.
Por fim, nos casos em que as pessoas têm muita fome, a solução passa por se prescrever inibidores de apetite. Sem eles, por muita informação que tenhamos sobre uma alimentação adequada, não iremos conseguir.

A boa notícia é que, qualquer que seja o problema, conseguimos diagnosticá-lo e tratá-lo.

Tenha um fantástico fim-de-semana!