O desporto é imprescindível para a saúde, mas quando é introduzido num processo de emagrecimento, tem de ter algumas características, como por exemplo, ter a capacidade de elevar a frequência cardíaca o suficiente para que haja um aumento do nosso metabolismo.
A caminhada é um tipo de atividade física muito benéfico. É possível ser realizada em qualquer lugar, apenas requer o uso de calçado adequado e é uma atividade segura, de baixo impacto e, portanto, com baixa probabilidade de lesão. No entanto, devemos adaptá-la à nossa condição física e objetivos, havendo, na maior parte dos casos, a necessidade de aumentar a sua velocidade e volume total de tempo.
A corrida, ao ser uma atividade mais intensa, promove a queima de uma maior quantidade de quilocalorias, no entanto, ao ser uma atividade de alto impacto, requer uma melhor condição física geral, cardiovascular, mas também músculo-esquelética, para evitar a ocorrência de lesão.
A bicicleta reúne o melhor dos dois mundos! Promove a queima elevada de quilocalorias e tem um baixo impacto no sistema músculo-esquelético.
Para além da decisão de qual ou quais desportos praticar, o mais importante é começar, ser consistente e não desistir! Pratique atividade física, irá auxiliar o seu processo de emagrecimento, mas, principalmente, irá contribuir para um corpo mais saudável, otimizado e cheio de energia.