Como ter menos fome?

Num processo de perda de peso é fundamental comer em menores quantidades e de forma variada, bem como praticar exercício físico para aumentar o gasto energético diário. No entanto, para que este processo seja possível, não pode haver uma constante sensação de fome.

É o nosso cérebro que determina quando temos fome e quando já estamos satisfeitos e podemos parar de comer, mas esta sensação difere muito de pessoa para pessoa. Fatores como o estado emocional e outras alterações, como as hormonais, podem influenciar esta resposta cerebral.

Aqui entra a importância do consumo de alimentos saciantes, ricos em proteína e/ou fibra e muita água. Este tipo de produtos atrasa o esvaziamento gástrico e dão-nos uma maior e mais duradoura sensação de saciedade.

Exemplos destes alimentos são os ovos, os cogumelos, o tomate, a alface, o mexilhão, a batata cozida, frutos secos, abacate, verduras cruas, laranja e limão, morangos e melão, carne e peixe.

Mastigue devagar e concentre-se no processo da ingestão dos alimentos, sem se distrair com outras atividades (ex: televisão; telemóvel; etc). Desta forma, comerá mais lentamente e terá uma maior consciência de todo o processo, contribuindo também para uma maior saciedade.

Tente gerir o stress da melhor maneira possível e tenha um fantástico fim-de-semana!