Quais os alimentos que engordam mais?

Normalmente, os alimentos mais calóricos são aqueles ricos em açúcares simples, gorduras artificiais e com muito pouca qualidade e valor nutricional.
Vamos, de seguida, dar alguns exemplos.

– Refrigerantes: são açúcar puro em estado líquido. O nosso cérebro não assimila que estamos a comer.
– Café com açúcar: transformamos um ótimo alimento em algo similar aos refrigerantes.
– Cereais açucarados: contêm níveis altíssimos de açúcar, são alimentos processados e muito pobres em fibra. Como alternativa, podemos optar por flocos de aveia ou quinoa 100% integrais.
– Pizzas pré-fabricadas: são ricas em gorduras artificiais, hidratos de carbono refinados e aditivos. Podemos substitui-las por uma versão caseira mais natural.
– Gelados: a maioria dos gelados comercializados têm altos níveis de açúcar. Podemos optar por prepará-los em casa, com frutas naturais.
– Bolachas e bolos: ricos em gorduras artificiais, açúcares e farinhas refinadas. São o que chamamos “autênticas bombas”, que nos dão vontade de comer cada vez mais.
– Batatas fritas: uma porção de, aproximadamente, 100g contém cerca de 378kcal. São ricas em gordura e sal e, normalmente, ainda são acompanhadas de molhos, piorando ainda mais a sua qualidade nutricional. A batata cozida ou assada, por exemplo, é muito menos calórica e bastante mais saudável.
– Sumos de fruta: contêm, geralmente, a mesma quantidade de açúcar que os refrigerantes. Devem ser evitados, mesmo os que são feitos em casa. A fruta deve ser consumida em peça.
– Chocolates: a maioria é rico em açúcar e gorduras hidrogenadas. Tente substituí-lo por chocolate preto +70% cacau.
– Fast food: rico em gorduras artificiais, sal, aditivos e ultraprocessadas. É, possivelmente, a maior causa de obesidade no mundo.

Como vê, estamos constantemente rodeados de alimentos altamente calóricos, muitas vezes, não temos a verdadeira noção do seu impacto. Só nos cabe a nós decidir como queremos viver, e para tal, fazer as melhores escolhas para que tenhamos um envelhecimento prazeroso e saudável.

Por isso, opte por alimentos naturais e avalie cada produto através da leitura dos seus rótulos.

Tenha um fantástico fim-de-semana!